Diante do crescente número de infecções pelo novo coronavírus, o vereador Dilmair Callegaro (PSDB) apresentou uma proposta ao Executivo com objetivo de proteger pessoas em situação de rua.
A Indicação 404/2020 pede que a prefeitura, através da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, promova a distribuição gratuita de álcool gel, sabonete líquido e demais materiais básicos de higiene visando inibir a proliferação de vírus como influenza, H1N1, coronavírus e outros.
“Os munícipes em situação de rua sequer possuem acesso a água potável pra sua hidratação e higiene. A distribuição gratuita de sabonete líquido, álcool gel e demais materiais de higiene pessoal, aliada a abertura de espaços para higiene, alimentação e acompanhamento da saúde garantirão um mínimo de proteção contra a proliferação de vírus gripais para essas pessoas que se encontram em situação de sofrimento”, destacou o vereador ao defender a proposta.
Segundo levantamento prévio da secretaria de Assistência Social, Sinop tinha pouco mais de 30 pessoas em situação de rua no início da pandemia. O Censo Único da Assistência Social mostra que no Brasil há mais de 100 mil pessoas na mesma condição.
A indicação será encaminhada para a prefeita Rosana Martinelli e para a secretária de Ação Social, Josi Palmasola, às quais cabe determinar a distribuição do material.
O vereador Dilmair Callegaro também apresentou e teve aprovada a Indicação 403/2020 na qual sugere a realização de campanha para incentivar as pessoas a realizarem exames de urina tipo 1 de creatinina sanguínea.
O exame de urina serve para medir o PH, glicose, proteínas e demais componentes da urina de forma a identificar infecções e disfunções do sistema urinário, além de doenças hipertensivas e metabólicas, como a diabetes, por exemplo.
Já o exame de creatinina sanguínea serve para o diagnóstico de problemas renais como a diminuição da função renal, desidratação, obstrução do trato urinário ou doenças musculares.
A sugestão é destinada à prefeita Rosana Martinelli e para o secretário Kristian Barros (saúde).